Tensão: Para intimidar FAB, Maduro ordena que Caças Venezuelanos “passeiem” muito próximos ao Espaço Aéreo Brasileiro.

Após flagrantes e sucessivas ameaças de intervenção em assuntos internos do Brasil caso ocorra o impeachment de Dilma e a prisão de Lula, o presidente bolivariano da Venezuela Nicolás Maduro ordenou que Caças de Guerra de 4.5ª geração façam “supostos exercícios de reconhecimento” muito próximos aos limites do espaço aéreo brasileiro. Sucateada, FAB apenas “observa”.

Su-30_Venezuela-960x576
O Sukhoi venezuelano – os super-tucanos , AMX e F-5 são teco-teco perto dele.

Nos últimos dias a Força Aérea da Venezuela tem feito sobrevoos com seus potentes caças na região amazônica na fronteira com o Brasil, conta fonte da Coluna. Pode ser só um exercício aéreo – raro para aquela região – ou pode ser outro devaneio do presidente aloprado Nicolás Maduro.

A Força Aérea Brasileira tem apenas dois caças F-5, com alcance menor que os aposentados Mirage, na base de Anápolis (GO), a 100 km da capital Brasília.

Maduro, que afundou a Venezuela e se colocou à disposição de Dilma contra ‘o golpe’, possui 23 russos Sukhoi SU-30, os mais potentes do mundo, rivais dos americanos. Outros 12 foram encomendados ano passado.

É apenas uma comparação de poder aéreo. Os caças bolivarianos alcançam Brasília em 3 horas.

Fonte: Coluna da Esplanada

254 comentários em “Tensão: Para intimidar FAB, Maduro ordena que Caças Venezuelanos “passeiem” muito próximos ao Espaço Aéreo Brasileiro.

  1. Se Bezerra da Silva fosse vivo eu daria um título de musica pra ele assim: “o político brasileiro não quer mais roubar mi. agora quer é bi.”.
    Por isso o Brasil estar sangrado e talvez não tenha dinheiro nem prá comprar aqueles tais aviões caças q queriam comprar outro dia.

    Curtir

  2. Não subestimem a dupla F5m Derby e EMB-145 AEW&C E99, o radar multimissão Ericsson PS-890 Erieye, devarredura eletrônica ativa AESA, permitindo o rastreio de aeronaves de dimensões menores, míssil de cruzeiro ou mesmo navios, além da capacidade de gerenciamento de vários alvos ao mesmo tempo, sua capacidade de varredura é superior a 350 km ao redor da aeronave, podendo visualizar até 300 tráfegos aéreos possuindo capacidade de mudar sua freqüência, automaticamente, quando está sofrendo interferência eletromagnética proposital (jamming). Além do RCS do F5M ser muitíssimo baixo ao contrário do Flanker que parece um Boeing nas telas dos radares e dos Derbys BVR……
    Há noticias que apenas 04 (quatro) SU30 da Fav estariam plenamente operacionais, além do que é de se duvidar da capacidade dos pilotos da FAV de tirar proveito de todo o envelope de vôo dos SU-35……..Quanto as noticias que somente os F!5, F35 e F22 fariam frente ao SU30 é pura baboseira, Typhons, Grippen e Rafales armadaos com o mbda meteor bvr derrubariam os Flankers como moscas…….

    Curtir

Deixe um comentário